fbpx

5 dicas para ter autoconhecimento

Você se conhece bem? Ou já parou para pensar nisso? Essas são algumas das dúvidas que temos podem ser solucionadas com o autoconhecimento!

Nesse sentido, você já se sentiu sem perspectiva de futuro e sem saber o que fazer no dia de amanhã? Ainda assim, temos esse sentimento de dúvida e desmotivação podem ser um reflexo da falta de autoconhecimento.

Seja como for, se conhecer melhor faz parte de um processo que você deve fazer internamente. E você devem estar se perguntando: como fazer isso? Mas não se preocupe, vamos te dar 5 dicas para fazer esse exercício!

1. Reflita sobre as suas experiências para ter autoconhecimento

O que vivemos ao longo de nossas vidas influênciou o que nos tornamos hoje em dia. Por isso, para se enteder, precisamos investivar o nosso passado por meio de um exercícios simples!

Um dele é a Teoria do Setênios, do filósofo austríaco Rudolf Steiner. Nesta teoria, você divide a sua vida em períodos de sete anos. Depois disso, você começa a refletir sobre aquelas experiências que você teve e os seus resultados.

Moça fazendo reflexão.
Fazer a reflexão sobre a sua vida é uma forma de ter autoconhecimento.

2. Questione as suas atitudes

Depois de entender as suas experiências, você deve questionar sobre os pontos positivos e negativos, e quais foram os seus efeitos na sua vida. A partir das perguntas, você começa a ter a percepção sobre quem você é.

Aprender quem é você e o que você quer ser é importante que ajudar a encontrar quais são os nossos objetivos de vidas. E isso pode ser tanto no campo pessoal quanto no profissional.

3. Entenda a sua relação com os outros

Nesse sentido, a maneira como nos relacionamos com os outros e o ambiente em que vivemos pode influenciar nas nossas vidas. Dessa forma, é importante que você pense em como você se sente nos lugares e com as pessoas que estão no seu dia a dia.

Assim, você vai perceber o que deve ser mudado em relação ao ambiente em que você vive e com as pessoas que estão ao seu redor.

4. Escute os feedbacks para ter autoconhecimento

Nesse sentido, sabemos que ouvir o que os outros têm a dizer sobre nós mesmos nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, não podemos apenas achar que as impressões dos outros são negativas. Ou seja, o importante é ouvir o que as outras pessoas têm a dizer.

Mesmo que, todos temos defeitos e podemos errar em vários aspectos das nossas vidas. Por isso, saber receber os feedbacks é uma forma de se autoconhecer para se desenvolver.

Por isso, você não deve acreditar em tudo que ouvir. Assim, é importante ter autoconhecimento e saber se as críticas são construtíveis ou não e perceber se elas vão te motivar.

5. Mude as suas atitudes

Logo depois de fazer todo esse processo de observação, reflexão e escuta, precisamos estar dispostos a mudar os nossos hábitos.

Depois de perceber que as nossas atitudes e rotinas não condizem com o que queremos para chegar ao nosso objetivo, precisamos buscar novos caminhos para chegar aos sonhos.

Pode parecer que se conhecer não é uma tarefa fácil, porém sem essa reflexão, você nunca vai saber se não se mover para chegar até lá. Dessa forma, fazer esse processo vai te ajudar a perceber o seu propósito de carreira e encontrar os caminhos para isso.

E você gostou das dicas para se conhecer melhor? Deixe um comentário sobre o que você faz para ter autoconhecimento.

Bárbara Torisu Lemos
Bárbara Torisu Lemos
Analista de Marketing Digital Jr do Inspirando Jovens de Sucesso. Formada em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Posts Relacionados
Inteligência Emocional: Como Você Pode Melhorar a Sua

Em tempos que o sujeito enquanto ‘SER” no mundo vem ganhando maior notoriedade e importância, no que se refere ao seu modo de viver, aos seus comportamentos, emoções e com a forma de lidar com possíveis obstáculos que encontra no meio do caminho. Um assunto que vem sendo bastante falado e que merece ser pauta […]

Leia mais
Autorrealização: A Importância De Viver Com Propósito

Fala minha galera inspiradora, tudo bem com vocês? Que tal começarmos este novo ano dando um passo maior na busca da nossa satisfação pessoal?  Algo me diz, que muitos jovens leitores desse blog já estão planejando o caminho que vão levá-los na direção da sua auto realização. Sendo assim, esse tema não poderia passar em […]

Leia mais