fbpx

Conheça 5 histórias de mulheres que inspiram

Você já parou para pensar em quantas mulheres que inspiram você conhece? Podem ser aquelas mais famosas e, até mesmo, aquelas que estão ao nosso lado, existem diversas mulheres que nos motivam diariamente.

O dia 8 de Março foi instituído como forma de reconhecer os direitos igualitários, a liberdade feminina e a lutar contra o machismo e a violência. Nessa perspectiva, a Organização das Nações Unidas, a ONU, oficializou essa data na década de 1970.

Quando vemos essas mulheres que se destacam no cenário mundial e nacional, conseguimos encontrar exemplos que podem nos inspirar, por meio da sua história. Nesse texto, separamos alguns nomes de mulheres que inspiram para você se motivar.

Malala Yousafzai – ganhora do Prêmio Nobel

A jovem paquistanesa ficou famosa quando foi baleada na cabeça por integrantes do grupo talibã, em outubro de 2012, ao sair da escola. Nessa época, aos 15 anos, Malala cometeu o crime de se manifestar contra a proibição das mulheres de estudarem em seu país.

Ela criou um blog intitulado “Diário de uma Estudante Paquistanesa” para contar as dificuldades de se viver no Paquistão, sob o pseudônimo de Gul Makai. Porém, quando sua identidade foi descoberta, ela sofreu o atentado.

Malala passou por uma cirurgia e foi levada para o Reino Unido para dar continuidade ao tratamento. A paquistanesa ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, e segue afirmando que a educação é a única solução. 

Paquistanesa que luta pelos direitos das mulheres.

Emma Watson – atriz e embaixadora da ONU

Emma Watson é atriz e modelo britânica que ficou famosa pela participação na saga Harry Potter. E ela ganhou mais notoriedade ao ser nomeada como Embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres, em 2014.

Watson promove a campanha #HeForShe, que tem como abordagem a liberdade e igualdade entre os gêneros. E, ela alega que a igualdade de gênero não é uma questão exclusivamente feminina e que os homens, também, têm que lutar por essa pauta.

Atriz inglesa que foi convidada para ser a embaixadora da boa vontade da ONU.

Marie Curie – cientista polonesa

A polonesa ficou conhecida pelas suas grandes descobertas no campo da ciência e por ser a primeira mulher a integrar o corpo docente do curso de Física da Universidade de Sorbonne, na França. Marie Curie foi laureada duas vezes com o Prêmio Nobel, um de Física e o outro de Química.

Nascida em 1867, Curie foi incentivada pelo seu pai a estudar e mudou para a França para concluir a sua formação. Em 1893, ela foi a primeira mulher a se formar em Física, na Universidade de Sorbonne.

O primeiro prêmio veio com os estudos de radioatividade e o segundo, com a descoberta dos elementos rádio e polônio. Ela, também, foi uma das responsáveis pela implementação do sistema de radiografia móvel, ao longo da Primeira Guerra Mundial, e por aprisionar o gás que saia do elemento rádio, que era utilizado no tratamento de câncer no mundo todo.

Cientista polonesa que ganhou dois prêmios Nobel, mulheres que inspiram.

Carolina Maria de Jesus – escritora mineira

 A autora Carolina Maria de Jesus nasceu, em Minas Gerais, em 1914. E ela ficou famosa por causa da sua obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”. Seu livro foi publicado em 1960 e se tornou um best-seller, sendo vendido em 40 países e traduzido para 16 idiomas.

Aos 33 anos, a escritora se mudou para São Paulo e foi morar na favela do Canindé, na zona norte da cidade. Carolina Maria de Jesus era negra, trabalhava como catadora de papel e registrava o dia a dia da favela, nos cadernos que ela encontrava.

Foi por meio desses relatos que Carolina deu início à sua carreira de escritora. Após o sucesso do seu primeiro livro, ela se mudou para o bairro do Santana, ainda em São Paulo, e continuou a escrever.

Em 1977, Carolina faleceu devido a insuficiência respiratória. Após o seu falecimento, mais seis obras foram publicadas e elas tiveram como base a compilação das suas anotações.

Escritora que relatava o dia a dia da favela em que morava.

Amelia Earhart – aviadora norte-americada

A norte-americana foi uma das primeiras mulheres no ramo da aviação dos Estado Unidos. E ela, também, foi a primeira mulher a atravessar o Atlântico a bordo de um avião. Em sua primeira viagem, ela foi apenas uma passageira e na segunda, ela foi a pilota de um monomotor.

Com base em outros feitos no campo da aviação, a Amelia foi convidada para se tornar consultora do Departamento de Ciências Aeronáuticas. Um órgão da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos.

Amelia recebeu o título de notório saber e conseguiu que a universidade patrocinasse o seu projeto de volta ao mundo em um avião. Mas eles não chegaram ao seu objetivo, porque a pilota e o navegador se perderam e não foram encontrados.

Aviadora norte-americana que tentou dar a volta ao mundo de avião.

Após ler esse texto, percebemos que ao longo da nossa história, várias mulheres se destacaram em diversas áreas da nossa sociedade. E elas tiveram que ultrapassar pelas barreiras de raça, gênero e classe social.

Essas são algumas mulheres que inspiram. E por meio dos seus feitos, elas nos mostram que não podemos esperar até o dia 8 de Março de cada ano para lutar pelos nossos desejos.   

Vocês viram que existem diversas mulheres que inspiram cada dia! E você já pensou em personagens de televisão e cinema que também podem fazer isso?

Leia nosso texto e saiba o porquê a Capitã Marvel pode nos ensinar sobre sucesso!

Bárbara Torisu Lemos
Bárbara Torisu Lemos
Analista de Marketing Digital Jr do Inspirando Jovens de Sucesso. Formada em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Posts Relacionados
Sou Protagonista Da Minha Própria Vida?

Fala minha Galera Inspiradora, tudo bem com vocês? Começo o texto de hoje com o verso de uma música que, talvez desperte em você, assim como desperta em mim, a vontade de sair Tocando em Frente. Como diz Almir Sater: “Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si carrega o dom […]

Leia mais
Inspiração: Caminho Para O Sucesso

Olá, meu nome é Ryan Lima. Eu acredito que o ser humano tem um potencial enorme para destruir tudo que o mundo possui de bom. Mas acredito que o mesmo ser humano tem um potencial ainda maior para tornar este mundo melhor, ser melhor, ser fonte de inspiração para vivermos melhor. Eu sou a prova […]

Leia mais