Seja Protagonista Da Sua História

Antes de começar esse texto, te convido a refletir sobre o seu caminho até aqui… Afinal, você se conhece?

Dizem que para conhecer o mundo e entender o poder da ação, é preciso entender sobre si mesmo, mas para isso, temos que perceber o que é que nos motiva a ser a nossa melhor versão.

Enquanto somos adolescentes estamos fadados a seguir um caminho que escolheram pra nós. A escola, o curso de inglês, uma atividade física, enfim, uma lista imensa de coisas que você faz por obrigação. Mas é importante perceber que mesmo não escolhendo todo seu caminho até aqui, seu futuro depende totalmente do que te trouxe até aqui – a sua bagagem, para definir o caminho que se quer tomar a partir de agora.

Hoje em dia estamos acostumados a ficar na zona de conforto. Poucas vezes refletimos sobre a influência dos nossos pais, se nossas escolhas estão presas no conforto, raramente pensamos em formas de mudar nossa rotina. Então comece a pensar nisso, pois para ter sucesso você deve ser protagonista da sua vida!

 

Por isso, a partir do livro “Poder da Ação” do coach Paulo Vieira, trouxe abaixo 4 dicas que podem te ajudar a se encontrar e focar esforços para que sua jornada seja a mais brilhante possível:

 

1. Seja responsável

Não estou dizendo para ser responsável em trabalhar, estudar, pagar suas contas em dia, nem nada disso. O que eu quero dizer é: você é o único responsável pelo sucesso da sua vida, então, o que é que tem feito para que seu futuro seja tudo que sempre sonhou?

 

2. Pergunte

Quando somos mais novos, temos o costume de nos sentir envergonhados por perguntar o que não entendemos. Acredite isso pode se refletir por toda sua vida se você não tomar o cuidado! Não peça coisas, entenda como é que aquela pessoa que você tanto admira, chegou onde ela está agora. Boas perguntas trazem boas respostas e a partir delas, você pode definir muito melhor seus propósitos de vida.

 

3. Acredite em si

Como te disse, é comum que passamos a vida repetindo ações e ficando na zona de conforto, fazendo com que nossa mente acredite que isso é o correto para termos uma boa vida. Paulo Vieira em seu livro diz sobre a nossa programação mental, que nada mais é do que seus resultados são frutos das suas ações. Se deseja falar inglês, o que precisa fazer para conseguir? Pense nisso!

 

4. Comunicar é a chave do sucesso

Você já percebeu como grande parte dos problemas mundiais se dá pela comunicação falha ou ineficaz? Mesmo em tempos de tecnologia avançada é comum que haja ruídos nela, a forma como você se comunica diz muito como você pensa e sua inteligência emocional. Ruídos acontecem por querermos as coisas imediatamente e não termos uma comunicação feita de forma estratégica. Entenda isso e terá bons resultados.

 

Victor Haruo
Victor Haruo
Iniciou sua carreira atuando em movimentos estudantis ligados à educação e a partir dessa experiência embarcou em dois intercâmbios voluntários na América Latina e no Leste Europeu para atuar em projetos de empoderamento para jovens.

Ao retornar ao Brasil, sentiu um grande incômodo em relação a situação da educação no país e decidiu empreender em um negócio que pudesse transformar o ensino teórico em algo mais prático. Foi assim que encontrou outros loucos e desenvolveu a LifeNRoll, uma startup de tecnologia aplicada ao ensino que na época foi considerada um dos projetos que estavam revolucionando a educação do país.

Depois dessa experiência decidiu aplicar para a Harvard Extension School e após um longo período de preparação participando de projetos de pesquisa, foi aprovado e passou um período com pessoas referências no mundo todo para discutir Inovação e Estratégia.

Atualmente é um dos sócios do Inspirando Jovens de Sucesso e acredita que a chave para a mudança do país é por meio de uma educação inovadora.
Posts Relacionados