fbpx

Por que O Suicídio Tem Eliminado Tantas Vidas?

A “escassez de tempo”, a pressa, a velocidade com que tudo acontece nos dias de hoje impossibilitam que as pessoas deem tempo umas às outras. Não há tempo para pausas, porque muitos acreditam que as pausas são perda de tempo. Hoje em dia é cada vez mais comum, muitos adotarem um estilo de vida que exige cada vez mais…Mais sucesso, realização, dinheiro e principalmente, status e tudo isso tem contribuido para que altos níveis de ansiedade e frustração afetem a vida de muitos jovens.

Por que os casos de suícidio têm aumentando, inclusive entre os jovens?

Nos últimos tempos, observamos a evolução contínua dos casos de suicídio em nosso país e eu resido em uma das cidades de maior índice de suicídio do Brasil (Avaré-SP). Isso me deixa um tanto quanto preocupada, pois sei da imensa dor que um suicídio causa na vida dos familiares do suicida, infelizmente, teve um caso na minha família.

Os números de suicídio têm crescido de forma significativa e especialmente, entre os jovens. A sociedade está cada vez menos solidária e muitos jovens se sentem pressionados diante de um mundo em que apenas o extraordinário é valorizado, não são preparados emocionalmente para a vida real (que apresenta inúmeros desafios) e se sentem cada vez menos apoiados, muitas vezes pelas pessoas mais próximas.

As pessoas e na maior parte, os jovens que pensam em suicídio almejam fugir da dor e do sofrimento, sentem o desejo de ir para um lugar melhor e a morte pode ser vista como uma forma de encontrar a “tão almejada paz”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos 1 suicídio acontece em todo o mundo. E o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás da Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coréia do Sul e Paquistão.

Falar das nossas emoções e sentimentos nos ajuda a manter o equilíbrio

Muitas pessoas têm dificuldade de falar sobre si mesmas, inclusive sobre suas emoções e sentimentos, porém isso é muito importante e nos ajuda a manter o equilíbrio. Somos humanos, porém nossa educação não incentiva a reconhecermos as nossas vulnerabilidades e nem tampouco, falarmos sobre elas. Reprimir nossas emoções adoece, fragiliza e pode sim, resultar em suicídio.

Você sabia que existe o CVV?

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone no número 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Um dos principais fundamentos práticos da relação de ajuda da CVV é ouvir ativamente, para se aproximar da outra pessoa e perceber o seu mundo interno.

Saúde mental: além do preconceito, existe muita ignorância

Quando se fala em assuntos relacionados à saúde mental, além do preconceito, existe muita ignorância. Não é a toa que muitos ainda dizem que depressão é frescura e que psicólogo é coisa de gente doida.

O que a maioria das pessoas ainda precisa compreender é que os transtornos mentais e depressão não têm nada haver com status social, tão pouco com a beleza, caso contrário não perderíamos no ano de 2017 o cantor, compositor e vocalista da banda americana Linkin Park, Chester Charles Bennington e tantos outros artistas ao longo da história.

É importante lembrar que os problemas psíquicos e emocionais impossibilitam tanto quanto uma doença física. Dessa forma, evitar comparação e julgamentos sobre que tipo de doença causa mais dor e ser mais solidário e, humano são formas de ajudar quem está enfrentando esse desafio.

Depressão e/ou pensamentos suicidas podem acontecer com qualquer pessoa, inclusive as que hoje são reconhecidas como case de sucesso. Sabe a grande e renomada J.K. Rowling “mãe” de Harry Potter? Pois então, ela também foi “vítima”. Joanne reconheceu ter tido pensamentos suicidas em certas fases de sua vida e assumiu: “Nunca me envergonhei de ter sofrido uma depressão. Nunca. De que deveria envergonhar-me?” Ela se recuperou e além de ser a autora da série literária mais vendida da história, se tornou uma das escritoras mais notáveis e ricas do mundo. Me diga jovem, se isso não é uma tremenda inspiração?

E você, o que achou do conteúdo? Quer dar alguma opinião sobre o assunto? Deixe sua contribuição nos comentários. ?

Fabiana Bexiga
Fabiana Bexiga
Posts Relacionados
Conheça a Causa do Fenômeno Ansiedade

Há aproximadamente 70 mil anos houve a maior das revoluções humanas, a revolução cognitiva. A ciência ainda não sabe qual motivo levou a natureza a desenvolver um cérebro capaz de realizar infinitos processos cognitivos comparados com a maioria dos outros animais, afinal, no meio da savana africana ter uma musculatura que te possibilite ter mais […]

Leia mais