fbpx

Inteligência Emocional: Como Você Pode Melhorar a Sua

Em tempos que o sujeito enquanto ‘SER” no mundo vem ganhando maior notoriedade e importância, no que se refere ao seu modo de viver, aos seus comportamentos, emoções e com a forma de lidar com possíveis obstáculos que encontra no meio do caminho. Um assunto que vem sendo bastante falado e que merece ser pauta no nosso blog é sobre a Inteligência Emocional.

“Todo aprendizado tem uma base emocional”. (Platão)

Vale ressaltar que eu não preciso ser um vidente para saber que você, em algum momento da sua vida, já ouviu falar sobre isso. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é como desenvolver e aplicar a inteligência emocional na sua vida. E se querem um spoiler antes do final do texto, já adianto que esse post lhe dará a resposta. Então, vamos lá?

O que é a inteligência emocional?

Primeiramente, eu sei que parece até repetitivo abordar o conceito desse termo, ainda mais que ele também envolve outro assunto que nossa equipe do Inspirando Jovens de Sucesso bate na tecla que é o autoconhecimento. Porém, são assuntos que estão diretamente ligados entre si e não há como falar de um sem falar do outro.

Assim sendo, a Inteligência Emocional pode ser entendida como a capacidade do sujeito em administrar suas próprias emoções, ou seja, usá-las ao seu favor em situações que exige um controle emocional. Logo, uma pessoa inteligente emocionalmente é aquela que sabe identificar suas emoções e consequentemente, lidar com elas. Em outras palavras, se autoconhece.

Como anda o seu nível de inteligência emocional?

Sabemos que a vida exige de nós um preparo emocional gigantesco. Não é fácil ter que lidar com agenda, prazos, desafios, rotina, família, amigos, relacionamentos, saúde, cobranças, entre outros aspectos que querendo ou não, nos geram uma pressão muito grande. E são nesses momentos que as coisas ficam tensas.

Por exemplo, quem nunca passou por uma situação de stress no trabalho, na escola ou até mesmo na própria casa e se deixou influenciar pela emoção que veio naquele momento, fazendo as coisas parecerem ainda mais estressantes? Ou que nunca ficou ansioso prestes a uma reunião importante de trabalho? Ou mais ainda, quem nunca ficou agressivo a ponto de falar algo que machucasse outras pessoas? E só depois percebeu que passar por tudo isso foi desnecessário?

Pois é! É preciso pensar que nós temos o poder de controlar nossas emoções. Veja bem, não estou dizendo que temos que controlá-la o tempo todo até por que isso seria quase impossível, mas precisamos trabalhá-las para não deixarmos que ela nos limite e/ou gere alguns bloqueios, impactando nossas relações pessoais ou profissionais.

O que você pode fazer para melhorar a sua inteligência emocional?

Talvez, você tenha percebido que a sua inteligência emocional precisa melhorar e está aí se perguntando como isso pode ser possível. Compartilho abaixo, algumas dicas que podem te ajudar a desenvolvê-la.

  • Invista em autoconhecimento. Como eu disse no inicio do texto, um dos principias componentes da inteligência emocional é o autoconhecimento. Descubra sua melhor versão, MELHORE seus pontos fracos, VALORIZE os fortes, peça feedbacks, olhe para você. Você vai ver como isso é FANTÁSTICO.
  • Trabalhe e mantenha seu autocontrole. Tenha foco no que está fazendo. FUJA da procrastinação. E aumente sua autoconfiança. Isso vai te ajudar a lidar com as pressões diárias.
  • Pratique empatia. Saber se colocar no lugar do outro, compreender o ponto de vista do outro é essencial para compreender a si mesmo e as suas emoções. Sem falar que isso te ajudará em diversos outros aspectos.
  • Se motive a cada dia. A motivação é o segredo para seguir em frente. Não desista quando as coisas parecerem não estar dando certo. Faça disso, uma oportunidade para seu crescimento pessoal. Seja resiliente!

No mais, quando for enfrentar situações complicadas, emocionalmente falando: Pare, respire, inspire e não pire. Concentre-se! Isso depende apenas de você.

Marcos Mendes
Marcos Mendes
Posts Relacionados
5 dicas para ter autoconhecimento

Você se conhece bem? Ou já parou para pensar nisso? Essas são algumas das dúvidas que temos podem ser solucionadas com o autoconhecimento! Nesse sentido, você já se sentiu sem perspectiva de futuro e sem saber o que fazer no dia de amanhã? Ainda assim, temos esse sentimento de dúvida e desmotivação podem ser um […]

Leia mais
Autorrealização: A Importância De Viver Com Propósito

Fala minha galera inspiradora, tudo bem com vocês? Que tal começarmos este novo ano dando um passo maior na busca da nossa satisfação pessoal?  Algo me diz, que muitos jovens leitores desse blog já estão planejando o caminho que vão levá-los na direção da sua auto realização. Sendo assim, esse tema não poderia passar em […]

Leia mais