8 Sinais De Que Você Tem Inteligência Emocional

O que te faz ser bem sucedido? Status, dinheiro ou fama? Quem sabe ter um bom carro, ou um bom emprego? Nada disso. Ser bem sucedido na esfera profissional ou social não depende disso. Atingir cargos altos, passar por situações extremas como os estudos para concurso ou vestibular requer muito mais que ter contatos, ética e conhecimento. Só chega no posto de sucesso aqueles que possuem inteligência emocional.

Goleman definiu os cinco componentes da IE. Você pode descobrir e aprender mais sobre IE, acessando nosso artigo Inteligência Emocional: 5 Dicas Para Controlar Suas Emoções.

Já sabe a respeito de IE? Quer saber se possui os sinais daqueles que são emocionalmente inteligentes? Acompanhe nosso infográfico com 8 sinais de quem possui inteligência emocional.

1) Autoresponsabilidade: Assumir  a responsabilidade do que acontece na sua vida, ao invés de achar culpados. Deixar o vitimismo e se desconectar com o que ficou para trás.

2) Permitir-se: Permita-se chorar e aceitar as tristezas para depois levantar a cabeça e seguir a vida. A dor e o sofrimento não serão eternos, sinta o quanto achar que deve, mas tenha consciência que aquilo que aconteceu não é quem você é ou sua situação eterna, é momentânea.

3) Autoconhecimento: Conhecer seus talentos e habilidades para explorar todo seu potencial. Quem você é e o que sabe fazer de bom, devem ser questões que sempre estão em sua pauta. Quanto mais profundo souber quem você é, mais preciso será o lugar que deve estar.

4) Superar-se: Usar a raiva do que acontece com você como energia para se superar ainda mais. Tudo que é ruim pode ser transformado em força para te impulsionar ainda mais.

5) Transformar medo em ação: Reconhecer os seus medos e usar o poder dessa emoção para a ação. O medo não pode ser paralisador na sua vida.

6) Libertar-se da culpa: Perdoar-se e aprender com seus erros para se libertar da repetição dos mesmos. A culpa pode trazer não só lentidão, como paralisar sua vida. Esteja atento(a) para não cair nessa areia movediça.

7) Cumprir sua missão: Ser feliz fazendo o que mais ama e cumprindo a sua missão neste mundo. Você pode aprendendo mais sobre missão adquirindo meu livro digital Manual do Jovem de Sucesso.

8) Altruísmo:  Expressar o amor em gestos, palavras e atitudes para que esse sentimento envolva todos os seus relacionamentos e a sua vida. IE é muito mais que intrapessoal, é interpessoal.

E aí, possui algum desses sinais? Veja seus pontos fortes e fracos, e busque cada dia mais se tornar uma pessoa inteligente emocionalmente. Gostou desse artigo? Compartilhe! Sucesso.

Ryan Lima
Ryan Lima
Posts Relacionados
Quem sou eu? Refletir Sobre Meu Passado Para Entender O Meu Presente E Projetar Meu Futuro

Talvez uma das perguntas mais difíceis que temos a responder é: quem sou eu. E falar de si mesmo é por vezes desafiador, porque não somos estimulados à prática da autorreflexão e do autoconhecimento, muito embora seja tão importante para nossa vida. Quando Sócrates, filósofo grego afirmou: “Conhece-te a ti mesmo”, ele defendia a ideia […]

Leia mais
O Modelo Smart Para Criar Metas Inteligentes

Não deve ser novidade para ninguém que ter metas na vida é fundamental para alcançar seus objetivos. Vale ressaltar ainda, que apesar de muita gente confundir esses dois termos, existe uma grande diferença entre eles. O objetivo é algo que se pretende alcançar, ou seja, um propósito. Já as metas, podem ser entendidas como o […]

Leia mais