Descubra Qual Tipo de Mindset Predomina Na Sua Vida E Como Ele Influencia Seu Sucesso

Vamos iniciar este post refletindo sobre as questões abaixo:

  • As pessoas têm certo nível de inteligência e não se pode fazer muito para modificá-lo.
  • Há algo que sempre quis fazer, mas tive medo de não saber fazer bem e por isso desisti.
  • Quando dizem que não sou capaz, eu me frustro e desisto.
  • Meus pais e professores sempre disseram que sou inteligente. Mas quando vejo um desafio que não sei resolver, arrumo uma desculpa para evitar enfrentá-lo.

Essas frases soam comuns para você?

Pois bem, elas representam algumas das muitas crenças enraizadas e disseminadas pela sociedade, das quais crescemos acreditando serem verdadeiras e imutáveis. Chamamos isso de mindset, crenças poderosas que estão na nossa mente e nos levam a acreditar, ou não, em nosso potencial.

Saber quais crenças patrocinam nossos pensamentos, comportamentos e atitudes e quais são seus mecanismos é extremamente importante para todo aquele que deseja a evolução e reinvenção constante, uma vez que elas têm forte influência sobre aquilo que desejamos e sobre nossas chances de consegui-lo.

O mindset determina justamente aquelas crenças a respeito de si mesmo que orientam grande parte da sua vida. E são essas crenças que irão impulsionar, ou não, todo o potencial e capacidade que cada ser humano,sem dúvida possui, mas que muitas vezes nem imagina.

Tipos de Mindset

Existem basicamente dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

É importante saber que tipo de mindset predomina na sua vida para determinar que mudança de comportamento e realização você busca.

1- Mindset Fixo

O mindset fixo é caracterizado por aquelas pessoas que acreditam que suas capacidades e qualidade são imutáveis, cuja inteligência é estática, pois já se nasce com talento ou não. E por acreditar que as habilidades são inatas, não acreditam e evitam o esforço, acham que já sabem tudo, precisam logo ser e não vir a ser.

Geralmente são pessoas que têm necessidade de serem elogiadas, pois acreditam serem superiores e mais talentosos que os outros. Não suportam o fato de terem debilidades, deficiências e falhas, já que isso é sinal de fracasso para eles. Por esse motivo temem os desafios e desvalorizam o esforço.

Em resumo, o sucesso é ser mais bem dotado do que os demais; o fracasso realmente os classifica; e o esforço é para aqueles que não conseguem ter êxito por meio do talento.

2- Mindset de crescimento

Já aqueles que apresentam o mindset de crescimento são atraídos pelos desafios e sabem que os talentos são importantes, mas não fundamentais. Os talentos podem ser o ponto de partida do desenvolvimento, mas não o fim.

Estão dispostos a assumir os riscos, enfrentar os desafios e continuar a se esforçar. Isso porque a paixão está na busca de seu desenvolvimento e persistem nesse caminho mesmo quando as coisas não vão bem. Esse é o principal diferencial de quem possui o mindset de crescimento.

Eles não apenas buscam o desafio, mas prosperam com ele. Reconhecem os desafios como oportunidade de conhecer fraquezas que precisam ser fortalecidas e com o treino constante, a habilidade é então desenvolvida. Por isso, os erros, as críticas construtivas e os feedbacks são vistos positivamente, porque a partir deles é possível obter informações que possam aumentar seu conhecimento e enriquecer seu processo de aprendizagem.

Para eles os fracassos podem até ser dolorosos, mas não os definem. Pois, não se trata da perfeição imediata, mas sim de adquirir um conhecimento a longo prazo que permita dominar o processo e se superar. O foco aqui não é achar que é competente para realizar algo e sim desejar fazê-lo e ter prazer nisso.

Em resumo, o sucesso significa ser o melhor de você mesmo, e não ser melhor do que os outros; o fracasso é uma circunstância, e não uma condenação; e o esforço é a chave do sucesso.

Questione-se!

Sabendo da existência desses dois mindsets, questione-se: qual deles é mais predominante na sua vida? Será que não é isso que está te limitando mentalmente para alcançar maiores realizações?

Os cientistas estão percebendo que as pessoas têm maior capacidade do que se imagina para aprender e desenvolver o cérebro durante a vida. Portanto, saiba que somos capazes de fazer muito mais do que acreditamos e imaginamos.

Claro que cada um possui uma dotação genética específica, podem ter diferentes temperamentos e aptidões no início da vida, mas a experiência, o treinamento e o esforço pessoal determinam o restante do percurso.

Pode ser difícil mudar, mas não há dúvida que vale a pena. Você é quem tem que decidir se a mudança é necessária e adequada neste momento.

Fica a dica 😉

Comece pelo básico. Quando enfrentar obstáculos, perceba quais crenças o dominam e quais são as consequências, bem como os resultados que você espera alcançar. Observe se suas crenças estão de acordo com seus objetivos, faça os ajustes necessários e siga em frente!

Nathalia Correa
Nathalia Correa
Em constante busca pela alta performance, evolução, qualidade de vida, nutrição e DESENVOLVIMENTO HUMANO. Nutricionista Funcional comportamental.
Posts Relacionados
Autorrealização: A Importância De Viver Com Propósito

Fala minha galera inspiradora, tudo bem com vocês? Que tal começarmos este novo ano dando um passo maior na busca da nossa satisfação pessoal?  Algo me diz, que muitos jovens leitores desse blog já estão planejando o caminho que vão levá-los na direção da sua auto realização. Sendo assim, esse tema não poderia passar em […]

Leia mais
10 Coisas Que Eu Deveria Saber Quando Tinha 20 Anos

Você mal ingressou na fase adulta e já morre de saudades da infância. Como era legal não se preocupar com a carreira, com o futuro, escolher uma profissão, entrar numa faculdade sem saber se escolheu o curso certo, ter contas para pagar, assumir responsabilidades. Enfim, virar adulto e aceitar todas as obrigações que essa nova […]

Leia mais