fbpx

Pare Agora de Procrastinar!

Procrastinar, quem nunca? Ter uma tarefa que precisa ser realizada e fazer diversas outras atividades deixando aquela tarefa tão importante por último. Claro que todos nós procrastinamos, o grande problema acontece quando deixar as coisas para depois se torna rotina e não um caso específico.

Imagine só quantos projetos nunca saíram do papel porque seus idealizadores não os colocaram em prática? Ou quantas vezes perdemos oportunidades incríveis em nossa vida por simplesmente ter deixado algo para depois e quando menos percebemos o depois se tornou tarde demais? Sem contar as inúmeras situações do dia a dia, como aquela prova que está marcada a 1 mês, mas só começamos a estudar 1 dia antes.

O primeiro passo para pararmos de procrastinar é compreender a diferença entre procrastinação e preguiça. Procrastinamos quando realizamos diversas atividades e deixamos alguma por último, já a preguiça é deixar tudo para depois e permitir que o desânimo tome conta do nosso corpo. Quanto à preguiça falaremos em outro texto.

Uma boa forma para produzir melhor durante o dia é escrever em uma agenda todas as atividades que precisam ser realizadas. Comece realizando as tarefas que são feitas mais rápido. Por exemplo, se você tem atividades para serem realizadas em até 5 minutos faça primeiro. Com certeza terá a sensação maravilhosa de ter produzido algo, afinal, você cumpriu uma tarefa que era necessária. Quanto às tarefas demoradas, a melhor dica para evitar a procrastinação é procrascinar. Não, você não leu errado, você pode diminuir os danos causados pela procrastinação excessiva intercalando a produção de cada atividade que necessita ser realizada, assim mesmo que esteja procrastinando entre elas, sempre estará produzindo algo.

Não permita que a correria do dia a dia e a falta de planejamento te coloquem em um furacão de atividades que você não consegue realizar, programe-se para colocar em prática tudo aquilo que precisa ser feito e tenha uma vida cada vez mais produtiva.

Pablo Claudino
Pablo Claudino
Psicólogo, coach, empreendedor e palestrante. Especialista em inteligência emocional e gerenciamento de ansiedade.

É idealizador da Academia da Ansiedade - onde ensina técnicas que produzem mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Visa a conquista de grandes e efetivos resultados, desenvolvendo técnicas de gerenciamento das emoções para combater os sintomas que tanto prejudicam a vida de pessoas que sofrem com esse transtorno.
Posts Relacionados
5 Dicas Para Seguir Com As Promessas de Ano-Novo

Segundo uma pesquisa americana, até 92% das famosas promessas de ano-novo acabam falhando — nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas tendem a desistir de 80% de seus votos já em fevereiro. Não sabemos quais são esses dados aqui no Brasil, mas claramente pode-se perceber que é comum as pessoas realizarem diversas resoluções de ano-novo […]

Leia mais
Transforme Seus Sonhos em Objetivos

Por acaso você conhece alguém que é extremamente frustrado por não ter conseguido conquistar algo? Provavelmente a resposta é sim. Isso acontece porque muitas pessoas sonham em realizar os mais variados desejos, mas poucos se planejam para transformar um sonho em um objetivo. Mas qual a diferença de sonhar com algo e se ter um […]

Leia mais