5 Maneiras para Aprender mais Rápido

Embora muitas pessoas possuam tempo disponível para aprender novas habilidades, existem maneiras de acelerar o aprendizado.

Veja as 5 maneiras que selecionamos para você:

1) O método supera a quantidade de horas

Quando se trata de aprender algo novo, o método sempre vai superar o número de horas que você se dedica a algo. Isto não quer dizer que o número de horas não é importante, mas escolher um bom método que lhe traz os melhores resultados faz toda a diferença no aprendizado.

Dezenas de métodos e especialistas estarão disponíveis para serem seguidos. Basta selecionar qual lhe trará um aprendizado mais rápido e eficaz.

2) Princípio de Pareto (lei dos 80/20)

O Princípio de Pareto é um conceito desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que explica que 80% das consequências originam-se de 20% das causas. O princípio pode ser aplicado nos mais diversos âmbitos.

A proporção pode variar de situação para situação, mas a grosso modo pode-se observar que:

– 20% das pessoas em sua vida te levarão a 80% de sua felicidade

– 20% dos seus clientes irão proporcionar 80% das suas vendas

– 20% dos seus métodos de aprendizagem te levarão a 80% dos seus resultados

Quando se trata de aprender, existe tanto que não sabemos e, por isso, é fácil de perder o foco que consequentemente pode levar ao desperdício de tempo. O que você deve fazer é se concentrar em uma ou duas coisas que irão te conduzir ao objetivo que quer alcançar e focar nelas.

Por exemplo, se você estiver aprendendo inglês para viajar nas férias, ao invés de aprender a ler e escrever, você deve aprender a falar! Afinal, a fala será o que mais usará em sua curta viagem.

3) Aprenda fazendo

Imersão é sem dúvidas a melhor maneira de aprender qualquer coisa. Algumas pesquisas mostram que os seres humanos retêm:

– 5% do que aprendem quando aprenderam de uma palestra

– 10% do que aprendem quando aprenderam através da leitura

– 20% do que aprendem com o audiovisual

– 30% do que aprendem quando vêem uma demonstração

– 50% do que aprendem quando participam de uma discussão em grupo

– 75% do que aprendem quando praticam o que aprenderam

– 90% do que aprendem quando usam o aprendizado imediatamente

Pense em como você aprendeu a jogar basquete, andar de bicicleta ou nadar. Ao invés de aprender apenas na teoria, assistindo tutoriais ou lendo livros, a maneira mais rápida de aprender provavelmente foi ganhando experiência através de erros. Por isso, além da teoria ajudar no aprendizado, a execução dele lhe tratá resultados mais satisfatórios.

4) Encontre um mentor

De grandes negociadores aos atletas profissionais, as pessoas nos mais altos níveis têm uma coisa em comum: eles possuem um mentor.

De acordo com o autor de best-sellers Seth Godin, existem cinco razões que te influenciam a desistir de qualquer coisa que você faz:

  • Ficar sem tempo
  • Ficar sem dinheiro
  • Ficar com medo
  • Não dar a devida importância para tal situação
  • Perder o interesse

Um mentor pode ajudá-lo a perceber pontos cegos que você não conseguia ver antes, além de guiá-lo  e motivá-lo para que não desista da sua meta, principalmente nos momentos em que você se sente incapaz.

5) Foque no todo e não somente na fase inicial

Executar um trabalho pode ser, muitas vezes, difícil para a maioria das pessoas. Um erro comum que as pessoas cometem ao aprender algo novo é se concentrar no resultado inicial ao invés de se concentrar no resultado do processo inteiro. É difícil ver resultados consistentes logo no início. Eles começam a aparecer quando você coloca uma quantidade significativa de esforço/tempo nesse trabalho e continua até que o processo chegue ao fim e você atinja sua meta.

Dar pequenos passos pode não parecer bom no início, mas a soma deles é o caminho comprovado para conquistar qualquer coisa que queira alcançar em sua vida e negócios.

Milena Correale
Posts Relacionados